terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Se tentares e falhares, foi um fracasso ou um sucesso?


Pelo título deste "post" já devem ter percebido que vamos falar de dúvidas existenciais. Porque todos nós as temos, em algumas fases mais do que outras, e a maior parte das vezes elas são só associadas às crianças.
Quando éramos crianças, todos passámos pela "idade dos porquês".
"Mãe porque é que o pássaro não fala como nós?".
Como seres humanos, somos curiosos e durante toda a nossa existência temos a necessidade de nos tentarmos compreender a nós próprios e ao mundo que nos rodeia.
Com o decorrer do tempo, muitas coisas se alteram profundamente. Passamos por fases, em que as circunstâncias vividas interferem na nossa maneira de ver, agir, sentir e pensar. Uma das fases fundamentais no trajecto individual de cada um de nós, é a adolescência. Como jovens sentimos-nos muitas vezes inseguros, sem um objectivo de vida, sem saber o porquê de acordarmos todas as manhãs, e muitos de nós já fizeram a mesma pergunta a si mesmos "Quem sou e o que faço aqui?". Nesta fase sentimos necessidade de responder a estas dúvidas existenciais, e enquanto não acharmos as respostas, não conseguimos ter confiança em nós próprios. É necessário traçar um projecto de vida, descobrindo qual é o "caminho" que vamos percorrer, mas há que ter em conta que isso pode demorar, e que nada é definitivo e linear, e que cada um de nós é único e tem a sua própria forma de reacção a determinada situação.

"Será que estamos sós no universo?"
Esta é uma dúvida existencial muito frequente nos adultos. O que nos leva a pensar que, como pessoas, as nossas questões vão variando de idade para idade, mas nunca deixamos de as ter, porque, para algumas, nunca conseguimos achar uma resposta que nos satisfaça na totalidade.

"Se tentares e falhares, foi um fracasso ou um sucesso?" Esta pergunta pode ter variadíssimas respostas, mas nenhuma é mais correcta do que a outra, porque cada um tem o seu ponto de vista diferente. Mas, uma coisa é certa, quem conseguiu aquilo que queria, tentou. Quem nunca tentou, não conseguiu nada. Tentar, por si só, não será um sucesso?


8 comentários:

  1. Para mim o verdadeiro fracasso é nunca tentar!

    ResponderEliminar
  2. Um sucesso claro, porque apesar de tudo o que importa é que no fim nos esforçámos e não nos limitámos a desistir e ser um fracasso.

    ResponderEliminar
  3. Claro que é sempre um sucesso. Vitórias ou fracassos fazem sempre parte da vida e são necessários. Fazem parte do desenvolvimento do ser. Alguém que já tenha falhado muitas vezes, terá mais experiência e sensatez nas suas decisões, ponderando-as e reflectindo antes de agir. Um bom perdedor é sempre o melhor "vencedor" na vida.

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena sempre tentar, por mais que a vida releve surpresas desagradáveis e as coisas não correrem pelo melhor uma coisa é certa, não se ficará a vida toda a pensar "O que poderia ter acontecido?". Faz parte da vida tentar e falhar, mas o verdadeiro fracasso é aquele que ao ter falhado uma ou mais vezes ter deixado de tentar e conseguir o seu objectivo.
    Como uma pessoa comentou aqui e concordo " Para mim o verdadeiro fracasso é nunca tentar! " diz tudo essa frase.

    ResponderEliminar
  5. Quando achamos que não temos mais perguntas, enchemos-nos delas.

    "Se tentares e falhares, foi um fracasso ou um sucesso?"
    A verdade é que temos que tentar sempre, independentemente de conseguirmos ou não, porque deixar de tentar com medo de não conseguir,é um fracasso, mas se tentarmos e não conseguirmos, ao menos tentamos. O facto de termos tentado já é um sucesso!

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o Kyo, e também tenho essa visão sobre a vida, senão para que a vivemos? Sem tentativas não se cumprem objectivos.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. acaba p ser 1 sucesso e 1 fracaxo... pk n consguir e' fracaxar, mas e' mlhr tentar ne'? p ixo e' dificil... tb dpend do k for o fracaxo xD kndo era pikena tava smpr a perguntar aos meus pais cm e' k me tinhao feitu... agra ja sei hahaha x$

    ResponderEliminar