sexta-feira, 17 de abril de 2009

Já pensas-te no mal que as tuas atitudes causam a tua saúde?

Consumo de álcool e drogas

Durante o 2º período realizamos vários inquéritos aos nossos colegas, entre eles o acima referido. Sobre este, distríbuimos um número superior de inquéritos, 151. Fizemo-lo por acharmos que já não existem limites de idade para o consumo de álcool, e para podermos explicar melhor o problema. Tendo em conta que o consumo de drogas é menos frequente que o de álcool nestas idades.
Hoje em dia é dada uma maior liberdade aos adolescentes, e a verdade é que a maioria deles embora aparente maturidade ainda é demasiado imaturo para distinguir o certo do errado.

Dos inquéritos que realizamos aos adolescentes com 14 anos de idade, podemos concluír que em 24 inqueridos, 15 já consumiram álcool. Afirmando na sua maioria que não agiram por influência de outrem, somente queriam exprimentar. Nalguns casos o inquerido respondeu que era mais frequente beber em festas e noutros que bebia apenas para se sentir feliz. O que nos chamou a atenção foi o facto de dois inqueridos responderem que a primeira vez que consumiram álcool, mesmo que em pouquissima quantidade, foi aos 8 anos. O que nos leva a questionar a responsabilidade dos pais nestas idades, pois mesmo com 14 anos o adolescente ainda é uma criança.

Cerveja; Vinho; Porto; Whisky; Vodka; Aguardente

Aos inquéritos realizados a 26 indíviduos com 15 anos, 20 responderam que já consumiram álcool. Tendo em conta que muitos deles exprimentaram em idades posteriores a apresentada.Destes 20 inqueridos, 9 afirmam que o fizeram por influência de amigos ou familiares, e 11 que não foram influênciados. No que diz respeito a frequência com que bebem e o que bebem, as respostas mais escolhidas foram “mensalmente” e “shots”, respectivamente. A curiosidade de exprimentar, nasce aos 15 anos, mesmo que em números reduzidos. Ouve-se falar do fruto proíbido e quer-se quebrar essa barreira. Três dos inqueridos responderam que já exprimentaram droga, um deles Ecstasy e os outros dois Tabaco.

Aos 16 anos de idade, o menos frequente é ainda não se ter exprimentado álcool, pois de 26 inqueridos apenas 1 afirma não o ter feito. As respostas em comparação a idade anterior variam no que diz respeito aquilo que bebem, pois nesta idade o mais frequente é beberem cerveja ou bebidas brancas. Contudo, o consumo de drogas é ainda mais frequente, pois 10 dos inqueridos afirmaram já o ter feito, e 7 desses tê-lo feito por curiosidade. Apenas 1 destes 10 inqueridos afirma ter fumado tabaco. Os outros 9 afirmam ter consumido outros tipos de droga, entre elas, o Pólen e Erva. O que é importante revelar e pensar é que 7 daqueles que consumiram gostaram, 3 fizeram-no por fazer e 1 refugiou-se para esquecer os problemas.

O que pensas das três respostas acima para o motivo pelo qual os inqueridos consumiram droga?

Dos inquéritos realizados aos adolescentes com 17 anos de idade, 60 inqueridos de 62 afirmaram já ter consumido álcool, e 18 deles droga. Num caso ou noutro os inqueridos afirmaram tê-lo feito por curiosidade, não sofrendo qualquer influência por parte de outrem. Porém, relativamente ao consumo de álcool, a resposta mais frequente para a pergunta “O que é que bebes?” foi “bebidas brancas” e a frequência com que bebem é mensalmente. Relativamente ao consumo de droga, apenas 2 dos 18 inqueridos deram a conhecer o que tinham exprimentado, tabaco, os outros não especificaram, disseram apenas que consumiram porque gostam, ou porque aquilo que consomem não vícia.

Por fim, dos 13 inquéritos realizados a indíviduos com 18 anos, é de fácil percepção que todos já consumiram álcool, contudo apenas 4 consumiram drogas, mais especificamente ganza ou tabaco. As bebidas que se consomem não variam muito de idade para idade, tal como os motivos pelos quais se consomem.

Podemos concluir que dos 151 inquéritos realizados aos nossos colegas, 133 responderam que já consumiram álcool, e 30 que consumiram droga, uma porção menor, mas significativa. A idade mais problemática foi a dos 17 anos, pois foi raro o inquerido que não respondeu não ter consumido álcool, ou qualquer tipo de droga.


Como acham que podemos melhorar a situação e mostrar aos jovens o caminho certo a seguir?