quarta-feira, 18 de março de 2009

Mudanças Físicas e Psicológicas

O ser humano: Infância, Adolescência e Fase Adulta.

A primeira fase (Infância) – O ser humano, denomina-se recém-nascido do nascimento até um mês de idade; bebé, entre o segundo e o décimo-oitavo mês; criança, dos dezoito meses até doze anos de idade. Nesta fase o ser humano é mais egocêntrico, pensa mais no seu bem-estar e não consegue dar valor ao que fazem por ele. De início usa como “arma” o choro, começa por fazer birras e com o desenvolver da sua educação e contacto autónomo com as pessoas à sua volta passa à fase seguinte.


A segunda fase (Adolescência) – É a fase onde se dá a maior e mais notável mudança física, a puberdade; nos meninos a voz fica mais grossa, o corpo mais largo, dá-se o crescimento dos pêlos púbicos e nas axilas e o desenvolvimento dos membros, nas meninas, as ancas alargam, aparece o período, dá-se o crescimento dos pêlos púbicos e desenvolvem-se os peitos. É uma altura onde se enfrenta grandes dúvidas e confrontos emocionais, descobre-se sentimentos mais profundamente que o normal e com o tempo aprende-se a enfrentar as situações de uma forma mais madura. Durante toda esta transformação os adolescentes aprendem a preocupar-se mais com as pessoas que os rodeiam e tendem a ajudar, no fundo acabam por se tornar mais sensíveis e realistas.


A terceira fase (Fase Adulta) – É quase a fase final da transformação humana. Dão-se acontecimentos importantes como relações sérias, o primeiro emprego, o casamento, ter filhos, etc. Atinge-se, no geral, um grau de maturidade elevado em que se tem capacidade para uma resolução de problemas mais eficaz e portanto atinge-se a felicidade de uma forma mais facilitada e saudável.



Por isso não te assustes com as tuas mudanças, é normal!