quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sabes tudo sobre a sexualidade? Parte II

Hoje em dia dificilmente os jovens não conhecem pelo menos algum dos métodos contraceptivos, pois os meios de comunicação estão em constante divulgação. Mas é cada vez maior o número de casos de sida e de jovens grávidas. O que estará a acontecer??

Mas o que é a contracepção? Para que serve?

A contracepção é um método que serve para evitar uma gravidez não desejada e para a protecção, evitando a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST).


Quais são os métodos contraceptivos disponíveis?

  • Contracepção hormonal oral (Pílula)
  • Contracepção hormonal injectável
  • Contracepção hormonal-implante
  • Dispositivo intra-uterino (DIU)
  • Preservativo masculino
  • Espermicida
  • Abstinência periódica/autocontrolo
  • Contracepção cirúrgica
  • Contracepção de emergência

Qual o método contraceptivo mais eficaz?

O único método 100% eficaz para evitar a gravidez é a abstinência total, isto é, não ter relações sexuais. Em relação á pílula e ao preservativo a sua eficácia depende da sua toma continua e da forma de utilização mais ou menos correcta.

Alguns métodos têm contra-indicações e efeitos colaterais, e há alguns factores como, por exemplo, idade e estilo de vida, se tem ou quer ter mais filhos, que devem ser ponderados e analisados. Sendo assim, antes de optar por um método é conveniente consultar um médico.

E, nunca esquecendo, que a responsabilidade pela prevenção da gravidez não desejada e transmissão de doenças pertence sempre aos dois parceiros.

O preservativo é o único método contraceptivo protege contra doenças sexualmente transmitidas.

Aviso: a Contracepção de emergência, como diz o nome, é apenas de emergência. Não é para ser utilizada continuamente como um método contraceptivo normal, pois pode ter efeitos secundários não desejados.

O que são métodos contraceptivos reversíveis?

A maioria dos métodos contraceptivos são reversíveis, ou seja, permitem à mulher engravidar quando ela ou o seu parceiro deixam de os usar.
São exemplo: os preservativos, a pílula, o DIU, as hormonas injectáveis e o implante.

Quais são os métodos contraceptivos irreversíveis?

Os métodos contraceptivos irreversíveis são os que têm um efeito permanente/definitivo.
São exemplo: a laqueação de trompas, para a mulher, e a vasectomia, para o homem, estes implicam a realização de intervenções cirúrgicas.

Como se tem acesso aos métodos contraceptivos?

Os métodos contraceptivos são fornecidos gratuitamente nos centros de saúde e hospitais públicos. Todas as pessoas têm direito ao acesso a consultas e serviços de planeamento familiar.


Como é que os jovens menores de idade podem ter acesso aos métodos contraceptivos?

Nas consultas, gratuitas, de planeamento familiar. Não é necessário autorização de ninguém para que o menor possa ter acesso às consultas e aos métodos contraceptivos.


Viva a sexualidade de forma saudável e segura.
Aconselha-te junto do teu médico ou numa consulta de planeamento familiar.

Pensa em ti e no teu futuro.
Não acontece só aos outros.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sabes tudo sobre a sexualidade?

A sexualidade faz parte do desenvolvimento da personalidade e da identidade do ser humano. Acompanha-nos desde o nascimento, ao longo da nossa vida até á morte. É um tema que antigamente se considerava tabu, hoje em dia já está mais descoberto, mas ainda assim há quem prefira não falar por não se sentir á vontade.

Uma das fases mais engraçadas da sexualidade começa incoscientemente quando somos crianças e nos é despertada a curiosidade de conheçer o nosso corpo e o corpo do sexo oposto. Participamos nos joguinhos inofensivos pelo entusiamo de descubrir e querer saber mais.

E surgem perguntas como "Porque somos meninos e meninas?" "De onde vem os bébés?”, que muitas das vezes só mais tarde obtemos as respostas.


Quando se chega á adolescencia inicialmente a sexualidade começa a manifestar-se pelos sonhos sexuais, desejos, excitaçoes e fantasias sexuais, masturbação, relaçoes sexuais com ou sem penetração. É fundamental que sejamos informados sobre metodos contraceptivos e alertados sobre todas as DST (doenças sexualmente transmissiveis). Nessa altura é imprescendivel o dialogo com algum adulto. E mesmo quando não temos á vontade com os nossos pais, familiares ou até amigos, nos centros de saúde no local onde moramos existem consultas de planeamento familiar, onde temos todo o tipo de informação e temos á nossa disposição distribuição de preservativos.


Agora a pergunta mais problemática: “ Em que idade deve ser a primeira vez?

Não existe altura certa para se ter a sua primeira vez. Existem várias razões pelas quais um adolescente se pode sentir atraído a ter a sua relação sexual pela primeira vez, como a forma de conseguir maior proximidade, ter novas experiências, provar que a maturidade que se alcançou, para ser igual aos seus amigos e conhecidos, por vezes para encontrar um meio de se aliviar de certas pressões, por desejos, atrações sexuais, por amor. Muitos desdes motivos não são os mais correctos, mas é uma decisão que deve ser tomada pela pessoa.

Existem também ideias falsas sobre a primeira vez.

A primeira delas é “Como é a primeira vez?”

Os filmes por exemplo, custumam iludir mostrando cenas muito exageradas, ou tudo é muito fácil ou tudo é muito dificil. Depois há quem diga coisas como “Eu não senti nada, não dueu.”,”Foi difícil.”,”Não gostei, não era isto que eu estava á espera.”,”Não sei, acho que foi bom”, etc...

Ou seja, é algo que é dificil de se definir, pois cada caso é um caso.

Mas se pensarmos tudo varia devido á confiança, compromisso, intimidade, próximidade, se existe paixão e atracção física. Quanto maior for a intensidade destes factores, melhor será a probalidade de que a primeira vez seja uma experiência boa e positiva.

A segunda delas é : “A mulher tem de sangrar na primera vez.”

Isto não é certo, muitas mulheres sangram e outras não. E isso deve-se ao facto de algumas mulheres terem uma constituiçao física diferente ou mesmo da prática de desporto.

A terceira delas é: “A mulher na primeira vez não engravida.”

Mais uma vez, nao é certo esta ideia. Pois a probabilidade de uma mulher ficar grávida na primeira vez é igual à das restantas vezes que tiver relações sexuais. Assim como, a probabilidade de contrair DST’s.


Depois da primeira vez, que normalmente é a mais importante. A sexualidade começa a ser encarada como uma necessidade de satisfazer um impulso fisiológico, ou seja, do nosso corpo. Que pode ser satisfeito por exemplo através de masturbação, de um(a) parceiro(a) casual ou pago. Mas este "Sexo frio" sem qualquer sentimento emocional, não é totalmente satisfatório a nivel psicológico e afectivo.

Isto tudo, porque como seres humanos por mais sexual que seja o nosso pensamento, necessitamos de sentir afecto e cumplicidade com a pessoa que escolhemos para aquele momento.

Assim sendo, o relacionamento sexual nos seres humanos, além da sua função reprodutora, tem como factores importantes: a satisfação de um instinto básico, a afectividade existente entre as duas pessoas, a cumplicidade e tudo o que as une para estarem juntas.

Com isto, estamos conscientes de que a sexualidade, além da sua funçao reprodutora e a satisfação de um instinto básico, é também a descoberta do nosso corpo, envolvendo a afectividade e a cumplicidade existente entre os dois parceiros, e sobretudo o que os une para estarem juntos.
Podemos então concluir que:

- Em crianças iniciamos uma idade de conquista e até atingirmos maturidade sofremos mudanças exteriores e interiores. Em que simultaneamente iniciamos a construção da nossa identidade e da definiçao da nossa orientação sexual. E nesta fase a familia e os amigos têm um papel muito importante, totalmente imprescendivel.