segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Fazes uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação saudável é fundamental na nossa vida, desde o nosso nascimento até à idade adulta, por isso achámos ser importante transmitir-vos alguns aspectos a ter em conta.

Nos nossos primeiros meses de vida o único alimento que ingerimos é o leite, porque dá-nos todos os nutrientes de que precisamos. É a partir dos 6 meses que necessitamos de começar a ingerir outros alimentos, que nos dão outros nutrientes, mas, se possível, não deixando o leite materno, pelo menos até ao primeiro ano de idade. Após os 6 meses devem ser introduzidas na alimentação do bebé as sopas, as leguminosas secas (Exemplos: arroz, feijão, grão,etc), seguidas da gema do ovo. Ao atingir o primeiro ano de idade, deve introduzir-se a alimentação familiar ao bebé, desde que siga os padrões de alimentação saudável e diversificada. A comida deve ter pouco sal, o consumo de doces e guloseimas não deve ser em exagero, alimentos como o leite, puré de legumes, cereais, carne, peixe, massa, arroz, batata e fruta são essenciais.

Desde crianças devemos aprender a comer bem, para podemos viver melhor. Para isso é necessário saber escolher os alimentos que ingerimos diariamente, variando-os o mais possível. Qualquer alimento pode fazer parte da nossa alimentação, desde que usado correctamente e com bom senso. Alguns devem ser consumidos ocasionalmente, e outros em pequenas quantidades. Os legumes e a fruta, são a chave para uma alimentação saudável, mas nunca nos devemos esquecer que fazer desporto também é fundamental para o nosso bem-estar!

Regras gerais para uma alimentação saudável:

1- Utilizar alimentos de qualidade:limpos e frescos;
2- Nunca esquecer o pequeno almoço;
3- Incluir alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela
sugeridas, nas refeições;
4- Variar os alimentos o mais possível;
5- Não estar mais de três horas e meia sem comer;
6- Evitar a comida salgada, como já tinha sido referido;
7- Evitar doces e alimentos açucarados, como os bolos, gomas, rebuçados,refrigerantes, etc.);
8- Evitar fritos ou comidas muito gordurosas;
9-
Consumir diariamente leite ou derivados:
10- Comer no mínimo três pelas de fruta por dia;
11- Consumir produtos hortícolas com abundância;
12- Comer leguminosas (feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana;
13- Comer sopa todos os dias;
14- Preferir pão de mistura de centeio e trigo ao pão de trigo;
15- Comer peixe quatro vezes por semana, no mínimo;
16- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente antes da idade adulta;
17- Beber líquidos em abundância, principalmente água.
18- Comer com calma, mastigando bem os alimentos.


E agora, vais manter os teus hábitos alimentares? Achas que consegues seguir as regras?


12 comentários:

  1. Dá sempre jeito hehehe.. iniciativas destas há em todo o lado mas o pessoal raramente liga e tambem nao e facil manter um alimentaçao diaria com padroes tao estritos. Mas esforcem-se para passar as pessoas a vossa mensagem :) bom trabalho e força nisso ;)

    ResponderEliminar
  2. Vou manter porque nao tenho razao de queixa :P, e sou muita preguiçoso para me tar a preocupar com alimentaçoes saudaveis hehehe..
    Claro que me vou preocupar com isso :P

    Força aii!

    ResponderEliminar
  3. Respondendo a vossa pergunta.
    Eu tento manter os meus hábitos alimentares, tenho muito cuidado até, mas seguir as regras nem sempre é o mais fácil. Sei que todos os dias cometo um grande erro, esqueço-me muitas vezes de tomar o pequeno almoço!

    ResponderEliminar
  4. Li o vosso poste e também o que pretendem fazer. Boa sorte!
    Será que me podiam responder a uma pergunta? Porque é que não devemos estar três horas sem comer?

    ResponderEliminar
  5. Respondendo à pergunta: "Porque é que não devemos estar três horas sem comer?"

    - Muito tempo sem comer enfraquece-nos, e o pior de tudo é que se ultrapassarmos as três horas, o nosso corpo irá acumular em força qualquer alimento que ingiramos. Porém não devemos alimentar-nos sempre em abundância, devemos comer uma peça de fruta ou um copo de leite, fora das refeições principais (pequeno almoço, almoço e o jantar), apenas para manter o nosso corpo ocupado. Senão, é provável que apareçam uns quilinhos a mais!!

    ResponderEliminar
  6. Sabemos ou deveríamos saber que adoptar bons hábitos alimentares é o início de um estilo de vida saudável, contudo muitas vezes, as crianças vão para a escola sem comer o pequeno-almoço ou então comem um pequeno-almoço, pobre em vitaminas e rico em polisaturados e gorduras (batatas fritas, bolos com muita creme, etc.).
    Gostei muito do vosso blog.
    Continuem e já agora uma sugestão, se me permitem...porque não explicam em que consiste a roda dos alimentos?

    ResponderEliminar
  7. Embora seja fucral que os hábitos alimentares sejam cuidados é difícil deixar de comer as coisas a que estamos tão habituados, como bolachas, pizzas, hamburgers e afim, mesmo cientes das complicações a nível de saúde, que daí poderão surgir...

    ResponderEliminar
  8. ok tenho mesmo de me controlar com os doces

    ResponderEliminar
  9. n sei se consigu xD e' k eu gosto msm bue' d cmer bolus x$ mas eu vo tentar xD ms n me pexam pra cmr vejetais e sopa -.- eca :x

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro chocolate, de todas as qualidades e gostos nao se discutem ..

    Blog mtoo bem feitoo !! Parabéns..

    Agora nao sei se consegui sequir essas regras de boa alimentação ..

    Continua assim ..

    Beijos aqui da Claudia ;)

    ResponderEliminar
  11. A alimentação deve ser equilibrada, eu hoje comi na escola: 5 dl de sopa, um pão, 100 gramas de arroz, 50 gramas peixe, bebi 1/2 litro de água.
    Para sobre-mesa comi salada de fruta.
    Fíz uma refeição equilibrada.
    Ao lanche comi ceriais com leite.
    Eu hoje estou bem alimentado.

    João Maria Felgueiras Pereira

    ResponderEliminar
  12. Muito bom!! Ajudou-me num trabalho de F.C.
    Os meus parabéns
    COntinue assim... ;)

    ResponderEliminar