segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sabes o que significam as iniciais DST?


As DST são Doenças Sexualmente Transmissíveis que se transmitem através do contacto sexual, embora a relação sexual não seja a única forma de transmissão, apenas a mais frequente.

Para que estas doenças sem contraiam, pelo menos uma pessoa tem de estar infectada, e esta pode ou não exibir sinais exteriores da doença.

Quais as doenças sexualmente transmissíveis que existem?

A DST mais conhecida é a SIDA, que é um virús (VIH - Vírus da Imunodeficiência Humana), os seus sintomas podem ser: anemia, febre, perda de peso, alterações imunitárias(o que significa que o organismo não manifesta defesas contra a mais simples gripe). Transmite-se não só através de contactos sexuais mas também através do sangue e ainda ao feto através da placenta e do leite.

Para além da SIDA existem outras doenças, tais como:

Gonorreia: De origem bacteriana, transmite-se através do contacto sexual, roupa interior e toalhas. Os seus sintomas são: Inflamação do colo do útero, transtornos menstruais, uretrite no homem, secreção amarelada. No Homem provoca a esterilidade e na Mulher a inflamação da pélvis, esterilidade e possível cegueira do recém nascido.

Sífilis: De origem bacteriana, transmite-se não só através do contacto sexual mas também através da placenta. Os seus sintomas começam por se manifestar com úlceras genitais que não curam, posteriormente lesões na pele e mucosas. Causa lesões no sistema circulatório e nervoso e ainda a malformação ou morte do recém-nascido.

Uretrite e Vulvovaginite: De origem bacteriana, transmite-se como a Gonorreia, através do contacto sexual, roupas interiores e toalhas. Os seus sintomas são: Na Mulher, corrimento acinzentado, espumoso e de mau odor. E no Homem, dor ao urinar. Provoca artrites, infecções nos olhos, pele e boca.

Herpes Genital: É um vírus provocado através do contacto sexual e o seus sintomas são: Lesões vesiculares nos órgãos genitais externos. Existe a possibilidade de contagiar o feto e aumenta o risco de cancro do colo do útero.

Hepatite B: É uma mistura de vírus que se contagia através de sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno, saliva. Os sintomas são lesões hepáticas, hepatite e cirrose e produz graves problemas no fígado, podendo ainda causar a morte.

Candidíase: É um fungo que se transmite através do contacto sexual, roupa interior, toalhas e roupa húmida. Os seus sintomas são picadas ao urinar, comichão e fluxo vaginal muito abundante. É mais frequente na mulher e não tem grandes consequências.

Tricomoníase: É um fungo que se transmite através contacto sexual, roupa interior, toalhas como a Gonorreia e Uretrite e Vulvovaginite. Causa ardor, comichão e fluxo vaginal amarelo. Na Mulher provoca uma infecção urinária e no Homem uma uretrite.

Pediculose púbica: Esta doença á mais conhecida como "chatos" e é provocada pela falta de higiene, lençóis, toalhas e contacto sexual. Causa lesões na pele, picadelas na zona púbica. Se desparasitar a pele e desinfectar a roupa em água fervente não tem consequências.

Antes de agires pensa no modo que queres viver a tua vida sexual: SAUDÁVEL ou com RISCOS!