sexta-feira, 6 de março de 2009

Bulimia e anorexia

Quando ouvimos falar nestas doenças rapidamente as associamos às mulheres, por serem extremamente preocupadas com a aparência e fazerem qualquer coisa para se manterem em forma. Porém, esse pensamento não é correcto, pois a preocupação com o corpo não é extremamente feminina, hoje em dia também os homens dão bastante importância a sua imagem, não hesitando quanto a adopção de medidas radicais, como vomitar (bulimia) para não engordarem. As pessoas sentem-se culpadas por comerem e por isso tendem a vomitar tudo aquilo que comeram. Há até quem tome diuréticos, com o fim de evitar que a comida fique no organismo.

Os psicólogos afirmam que os jovens acham que ao vomitarem a comida não penetra no organismo e como vão emagrecendo continuam com esta prática. Por outro lado, a nutricionista Vera Siqueira, explica que ao vomitarmos estamos a eliminar quase todos nutrientes do organismo e aqueles que ficam não são suficientes para quando absorvidos manterem o bom funcionamento do nosso corpo.
A grande diferença entre a anorexia e bulimia nos homens, é que eles emagrecem menos.

Na anorexia, as pessoas tendem a deixar de comer, ou a fazerem dietas absurdas por acharem que estão acima do peso, quando na verdade estão extremamente magras.
Segundo a psicóloga Olga Tessari, esta doença surge após várias dietas. Em alguns casos, o adolescente pode estar exageradamente magro mas acha que o pouco de barriga que tem é gordura.


Os especialistas defendem que ambas as doenças resultam de pressões sociais para se ter um corpo perfeito, aquele que é ideal nos padrões sociais. Muitas vezes essas doenças estão relacionadas com a necessidade de sermos aceites. A própria influência da televisão está relacionada, pois grande parte dos jovens acreditam que para serem felizes tem que ter o corpo de um actor, modelo, de alguém famoso!

Por fim, o que usualmente os pais e os filhos desconhecem ou ignoram é as consequências destas dietas loucas. Por um lado, a bulimia reduz a quantidade de potássio do organismo essencial para o bom funcionamento do coração e por outro, a extrema magreza (anorexia), é a porta aberta para problemas circulatórios.

1 comentário: