sexta-feira, 24 de abril de 2009

Analise do 2º inquerito

Sexualidade

Foram facultados 79 inquéritos acerca sexualidade nos adolescentes. Após a sua realização foram elaboradas e concluídas as seguintes análises:

Aos 14 anos de idade, os indivíduos do sexo feminino não iniciaram a vida sexual, enquanto que nos indivíduos do sexo masculino, 25% já iniciou. Relativamente ao melhor método contraceptivo, 50% dos indivíduos defende o preservativo e a outra metade defende a pílula. Lamentavelmente, uma porção significante de indivíduos, afirma que a Leucemia é uma DST, o que não é verdade. Os restantes indivíduos conhecem a Hepatite, Herpes e VIH.

Aos 15 anos de idade, os indivíduos do sexo feminino não iniciaram a sua vida sexual (tal como aos 14 anos), enquanto que nos indivíduos do sexo masculino, 50% já iniciou. Relativamente ao melhor método contraceptivo, todos os indivíduos concordaram que o preservativo é o mais eficaz. A Hepatite, Herpes e VIH são DST’s conhecidas por todos os indivíduos, excepto e lamentavelmente, 25% conhece a Leucemia como uma DST.

Aos 16 anos de idade, todos os indivíduos do sexo feminino e masculino iniciaram a vida sexual. Todos frisaram que foram bem informados acerca da sexualidade. Tal como os indivíduos de 15 anos, o preservativo é o método contraceptivo mais eficaz. Felizmente nenhum individuo reconheceu a Leucemia como uma DST, mas sim a Hepatite, Herpes e VIH.

Aos 17 anos de idade, 50% dos indivíduos do sexo feminino ainda não iniciaram a sua vida sexual, enquanto que 75% do sexo masculino já iniciaram. São percentagens, cuja diferença, relativamente ás dos indivíduos de 16 anos, consideradas significativas, pois o número de inqueridos com 17 anos de idade também é muito superior. Todos os indivíduos estavam bem informados antes de iniciar a vida sexual, e sem sombra de dúvidas, o preservativo é o método contraceptivo mais eficaz. A pílula também tem a sua importância, mas não se compara ao famoso preservativo. Agora ocorre uma controversa que não tem cabimento, mas que não podemos culpar ninguém, e sim ajudar a compreender o porquê das coisas serem como são… Cerca de 10% dos indivíduos reconhece que a Leucemia é uma doença sexualmente transmissível. Os restantes indivíduos reconhecem a Hepatite, VIH e Herpes.

Aos 18 anos de idade,
e pela primeira vez em toda a análise, os indivíduos do sexo feminino iniciaram a vida sexual, enquanto que 65% do sexo masculino não. Todos os indivíduos que iniciaram a vida sexual estavam bem informados acerca dos métodos contraceptivos e quaisquer outro tipo de questões sexuais. Tal como em todos os indivíduos, de diferentes idades, o preservativo domina como método contraceptivo, seguindo-lhe em segundo lugar, por assim dizer, a pílula. Ainda assim, 5% dos indivíduos pensa que a Leucemia é sexualmente transmissível. Os restantes 95% reconhecem a Hepatite, VIH e Herpes como principais DST’s.


Todos os indivíduos afirmam estar bem informados acerca da sexualidade.


Mas então porque dizem que a Leucemia é DST? Será que estão bem informados? Ou será que a fonte de onde provem tal informação está incorrecta?

Como é possível verificar, o início da sexualidade não escolhe idades. É indispensável manter a calma, estar bem informado, pensar no que se está a fazer, entre outros.

1 comentário:

  1. Claro que não estão bem informados. Informar os jovens dos resultados destes questionários e alertá-los para a importância dessa mesma informação no sentido de uma melhoria do seu estilo de vida. Será que os jovens já sentiram necessidade de questionar se o que fazem está certo ou errado com algum adulto? Porque não informá-los que existem espaços para apoiar os jovens nesse sentido(Centros de Atendimento a Jovens)?
    Boa Sorte para o trabalho que foi iniciado pelo grupo, com empenho e dedicação!

    ResponderEliminar